Dissecando o Movimento de Nova Era Parte 2

17/04/2013 18:07

 

Examinando a Nova Era: Orientações Básicas

 

Autor: Willy Peterson

 

A Nova Era é um movimento de incrível complexidade e diversidade, de modo que é difícil generalizá-la em uma definição fácil e concisa. Entretanto, atualmente ela tende a incorporar os seguintes conceitos:

 

1. Monismo — Um conceito do universo que tudo é um. O universo é composto de uma essência comum, que também conecta e amarra todas as coisas juntas. Toda a verdade se torna relativa à sua estrutura de referência e Deus está relegado a uma mera expressão conceitual de matéria/energia ou tempo/espaço. O monismo fornece a estrutura filosófica para as religiões agnósticas do Oriente, como o budismo e o taoísmo, mas também é compartilhado pelo neopaganismo do Ocidente. Duas das implicações mais populares do monismo são o niilismo (tudo é nada) e o universalismo (todos os caminhos levam a "Deus").

 

2. Relativismo — Uma crença que toda a verdade, conhecimento e leis são relativos às percepções ou situações particulares e não têm autoridade universal. William Hurt, no filme Estados Alterados, afirma: "Vi o outro lado e descobri que a única verdade absoluta é que não existe a verdade absoluta." Uma das derivações do relativismo é o conceito hindu de maya, que afirma que toda a matéria é no fim ilusória — um truque da imaginação. Como dizia uma canção dos Beatles, "Campos de morangos, nada é real, e não há nada com o que se machucar, campos de morango para sempre."

 

3. Panteísmo — O conceito que tudo é um, expresso como deidade. Cada elemento disto é uma parte de deus e, portanto, tão inerentemente divino quanto o todo. Como Shirley MacLaine diz: "Eu sou Deus, eu sou Deus!" O politeísmo é frequentemente uma consequência natural do panteísmo, pois essa deidade é expressa em várias manifestações elementais. O panteísmo está mais frequentemente associado com o hinduísmo, mas também é encontrado em muitas outras religiões pagãs baseadas na terra.

 

4. Iluminação — O momento da autoconscientização, quando um indivíduo reconhece perfeitamente sua identificação pessoal com o universo e que ele/ela é de fato totalmente divino. Também conhecida como autorrealização, essa experiência do infinito pessoal frequentemente acontece após um processo de doutrinação, após o uso de drogas que alteram a mente e/ou por técnicas psíquicas que têm o objetivo de desmantelar a mente racional e patrocinar uma dependência funcional na intuição. A droga LSD provavelmente fez mais para propagar esse fenômeno nos anos 1960s do que todos os gurus juntos, porém não sem a influência deles.

 

5. Gnosticismo — Uma antiga heresia rejeitada pela igreja primitiva que reapareceu e agora influencia fortemente o Movimento de Nova Era. Basicamente, o gnosticismo é a mentira da Serpente. Os aspectos proeminentes hoje são a centelha da divindade dentro de todas as criaturas vivas; uma queda mística da árvore da vida e a gradual ascensão por meio do domínio de conhecimento especial; iniciação e orientação para essa verdade interior por meio da sabedoria da serpente; aparecimento periódico da orientação messiânica e a vilificação do Criador. O Instituto Gnóstico de Antropologia anuncia: "Homem, Conheça a Ti Mesmo e Conhecerás os Deuses do Universo". Exemplos contemporâneos são a Maçonaria, a Sociedade Rosa-Cruz, o sufismo e o cabalismo.

 

6. Gaia — Um conceito moderno da Terra como um ser único, vivo e consciente, nomeada assim em honra a uma antiga deusa grega. Esta ideia afirma que a Terra evoluiu e se transformou em um organismo totalmente funcional e que se auto-regula, completo com consciência e conscientização pessoal. Todos os círculos naturais, ecossistemas e organismos são partes de seus sistemas de suporte à vida, exatamente como as células do nosso sangue, os pulmões e os hormônios são parte de nós. Gaia foi elevada ao status de uma deusa, substituindo nosso Deus transcendente como criadora, salvadora e fonte final da vida para o Movimento de Nova Era. Uma das consequências desse conceito é a visão que a humanidade se tornou um parasita sobre a Terra, de modo que a civilização humana precisa ser severamente limitada e reestruturada para garantir a sobrevivência do nosso grande organismo hospedeiro. Os neopagãos, ambientalistas e muitos cientistas agora se identificam como "gaianos".

 

7. Reencarnação — A roda da vida ou transmigração da alma. Toda a matéria evolui por meio de vários ciclos naturais, por meio da morte para a vida e, finalmente, "de volta" para a consciência divina. A reencarnação humana envolve uma série de ciclos de nascimento e renascimento, o que fornece oportunidades para cumprir a dívida cármica por meio da devoção, ação correta e o desenvolvimento de habilidades psíquicas. Esta crença, que foi em grande parte introduzida no Ocidente por meio da filosofia oriental, também é defendida pelo espiritismo e pela feitiçaria, entre outras.

 

8. Xamanismo — Religião da natureza que enfatiza a adivinhação, o espiritismo, o herbalismo, a projeção astral e a acumulação de poder psíquico em uma tentativa de desenvolver conhecimento e capacidades sobrenaturais. Um elemento importante do xamanismo é a identificação do ser interior com espíritos-guias na forma de espíritos de animais. O xamanismo está experimentando um aumento de popularidade em grande parte por meio da promoção das religiões dos aborígenes da Austrália e dos povos indígenas do continente americano. Um dos exemplos mais notáveis do xamanismo contemporâneo é o vodu haitiano, mas o filme A Floresta das Esmeraldas fornece uma visão da quinta-essência do xamanismo, sem toda a fanfarra.

 

9. Paganismo — Religiões pré-cristãs e não-cristãs que estão baseadas na Terra, em seus elementos e nos ciclos naturais. O paganismo pode ser compreendido mais simplesmente como uma explicação primitiva do fenômeno natural em termos das forças sobrenaturais. O neopaganismo moderno está sendo apresentado principalmente pela feitiçaria e está experimentando um grande reavivamento no Movimento de Nova Era. Exemplos de paganismo são as antigas religiões da Grécia, do Egito e dos celtas. Formas modernas incluem o hinduísmo e as religiões dos índios do continente americano.

 

10. Oculto — Literalmente, "coisas ocultas", o ocultismo normalmente se refere à manipulação das energias ocultas. Benjamin Creme, que chama o oculto de "ciência da energia", faz a seguinte interessante distinção: "Uma vez manipulada ou canalizada, essa energia se transforma em uma força."

 

11. Animismo — Uma visão pagã da natureza segundo a qual os objetos inanimados contêm a centelha da consciência divina e são, portanto, merecedores da nossa devoção. Além disso, é a prática de adorar uma inteligência superior dentro de objetos simples animados ou inanimados. Exemplo: a adoração do carvalho pelos druídas.

 

12. Espiritualismo — A doutrina ou prática de comunhão com os mortos, ou necromancia. O espiritismo é similar, exceto que as forças espirituais não precisam ser humanas, mas podem ser entidades que emanam da natureza ou da própria consciência do hospedeiro. Hoje, uma forma de espiritualismo é a canalização, pela qual os hospedeiros aprendem a se esvaziar de suas próprias consciências, contactar espíritos dispostos a se comunicar e convidá-los a entrar em seus corpos para transmitir conhecimento por meio de várias formas de comunicação.

 

 

13. Adivinhação — A prática de obter conhecimento especial sobre eventos do passado, do presente ou do futuro por meio de poderes ou capacidades metafísicas. O cabalismo é uma das muitas tradições que afirmam que o universo foi construído com um código de sabedoria mística. Vários rituais, modelos enigmáticos ou processos aleatórios capacitam o consulente a quebrar o código e descobrir significados ocultos. Os verdadeiros "adeptos" frequentemente admitem que espíritos-guia auxiliadores são a chave para a adivinhação ser bem-sucedida. Exemplos incluem as cartas do Tarô, o tabuleiro (ou mesa) de Ouija, a astrologia, o lançamento de búzios, etc.

 

14. Projeção Astral — Uma forma de viagem psíquica em que a alma ou o corpo astral se projeta para fora do corpo físico para explorar as "realidades alternativas", dimensões ou até mesmo outros locais físicos. Essas experiências podem ser induzidas por meio de drogas alucinógenas, rituais de hipnose, ou técnicas ocultistas como o Yôga e a Meditação Transcendental. Algumas dessas técnicas foram amplamente promovidas durante os anos 1970s pelos muitos livros de Carlos Castaneda.

 

15. Bruxaria — O uso da magia para manipular o ambiente natural ou o ambiente humano. O mago Aleister Crowley, que chamava a si mesmo de "A Besta", e que era conhecido entre seus pares como "o menino mau da feitiçaria", cunhou a agora popular definição para a mágicka como "a Ciência e a Arte de fazer a Mudança ocorrer em conformidade com a Vontade". Provavelmente, sua mais concisa definição para a bruxaria é: "Toda força no universo é capaz de ser transformada em qualquer outro tipo de força, usando-se os meios adequados." Muitos bruxos acham que os pensamentos são energias tangíveis e que, quando adequadamente canalizados por meio da vontade, têm o poder de conformar o mundo visível e invisível que está ao redor deles. Embora seja praticada em grande parte pelos feiticeiros, a bruxaria contemporânea está encontrando uma ampla expressão em toda nossa cada vez mais paganizada sociedade.

 

16. Círculo da Vida — Uma cosmovisão pagã segundo a qual toda a vida está aparentada, interconectada e interdependente. Essa visão tipicamente assume a evolução e a reencarnação como forças propulsoras que estão por trás do ciclo da existência — vida, morte e renascimento. O conceito pode ser visto como a totalidade de todo ecossistema, envolvido em um processo constante de consumo, reprodução e morte. Todos os organismos estão se alimentando uns dos outros e, por sua vez, contribuindo para a grande luta natural pela sobrevivência. É a visão naturalista da biosfera que implicitamente nega qualquer influência sobrenatural do exterior. Ela também implica que toda vida é igualmente sagrada, embora os proponentes dessa visão pareçam se esquecer desse status com relação a certos segmentos da humanidade. Embora seja ensinada na ciência natural, ela parece ter sido a base para os ritos de mistérios pagãos no mundo antigo. Aderentes mais recentes incluem o neopaganismo, Joseph Campbell e os psicólogos de Nova Era.

 

17. Era de Aquário — As constelações governantes progridem em um ciclo de 2100 anos. Estamos na iminência de uma "troca da guarda" de Peixes para Aquário. Este evento acompanha uma mudança atual de paradigmas na consciência mundial da era do monoteísmo, caracterizada pelo imperialismo centrado no homem e o domínio cristão, para o Movimento de Nova Era, caracterizado por uma ordem de paz política, social e religiosa de um mundo monista e unificado.

 

Todos estes ensinos, que não estiveram sempre aliados, agora tendem a se unir para apoiar uma cosmovisão holística. Quando você encontrar um, os outros inevitavelmente pegarão carona. Marilyn Ferguson explica:

 

"A Fundação Limiar... declarou seu intento de ajudar a facilitar a transição para uma cultura planetária, 'patrocinar uma mudança de paradigmas, um novo modelo de universo em que a arte, a religião, a filosofia e a ciência possam convergir' e promover uma compreensão mais ampla que 'existimos em um cosmos cujos muitos níveis de realidade formam um único todo sagrado'.".

 

Estes esforços não estão confinados a uma única organização, mas são compartilhados por uma rede de dezenas de milhares de grupos que pensam da mesma forma em todo o mundo, resultando na colaboração e fusão de cosmovisões e religiões anteriormente incompatíveis. Entretanto, a despeito de seus objetivos idealistas de amor, unidade e cooperação, esses grupos estão em grande parte baseados em alguns dos mais malignos ensinos do passado tenebroso da humanidade, isto é, no ocultismo. O Movimento de Nova Era é totalmente contrário a uma interpretação normal ou literal da Bíblia e, portanto, contraria Moisés, os profetas de Deus, o Senhor Jesus Cristo e Seus apóstolos. Na verdade, as doutrinas de Nova Era expressam eloquentemente a rejeição total da Palavra e da autoridade do único Deus vivo e verdadeiro.

 

 

O texto acima foi extraído do manuscrito escrito e publicado por Willy Peterson, intitulado The Leavening: A New Age Primer for Christian Parents (Quarta edição, 1997).